segunda-feira, 22 de junho de 2009

O PULSO AINDA PULSA


Max Bill - Litografia


Hemelindo Fiaminghi - Circulos com movimento alternado

O concretismo surge na Europa no inicio da década de 1950 como um movimento que defendia a racionalidade. Conhecimento e a ciência, rejeitando assim a abstração da arte. Foi um movimento vanguardista que fez suas primeiras aparições nos poemas/músicas e depois no campo das artes plásticas.

Não tinha preocupação com o tema, à intenção era acabar com a distinção entre forma e conteúdo e criar uma nova linguagem. quadro, construído com elementos plásticos, não tem outro significado a não ser ele próprio. O movimento defende a racionalidade e rejeita o expressionismo, o acaso, a abstração lírica e aleatória.

As poesias concretas trazem novas formas de expressão: valorização da forma e da comunicação visual, sobrepondo ao conteúdo.

Como não era figurativo, o movimento acaba seguindo mais para o lado do geometrismo, criando uma semelhança com o minimalismo. No Brasil a concepção plástica da arte chega através do suíço Max Bill: artista, arquiteto, designer gráfico e de interiores. Foi ele o responsável por popularizar as concepções da linguagem plástica no Brasil com a Exposição Nacional de Arte Concreta, em 1956.

Hoje, a manifestação do concrestismo no Brasil, fica por conta de Arnaldo Antunes, que permeia pelo campo da literatura e das artes plásticas. Vale a pena conferir o site dele e olhar seu trabalho.
http://www.arnaldoantunes.com.br


PONTO E VÍRGULA - 2008


Vejo Miro - 2002
Publicado inicialmente no livro PALAVRA DESORDEM, ed. Iluminuras (2002).


Zoomp - Concretismo estruturado e aerodinâmico garante toque contemporâneo à coleção


CORI

Postado por: Ana Paula M.

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