segunda-feira, 8 de junho de 2009

O PAPA AINDA É POP

“... o POP não polpa ninguém...”


Foi em 1990 que a banda Engenheiros do Hawaii lançava o álbum “ O Papa é Pop”. Transferir a imagem do então papa João Paulo II para uma figura pop poderia ter sido trabalho da década de 1960 para Andy Warhol ou para outros artistas que estavam como ele, engajados em um novo movimento de arte que estava surgindo.


A Pop Art nasceu na Inglaterra no início de 1960 como uma arte popular, porém foi nos Estados Unidos que esse movimento teve maior notoriedade. Era a caricatura de uma sociedade massificada na era industrial. Como forma representativa, os artistas buscavam e apropriavam de elementos do cotidiano para executar seus trabalhos. Desse modo a arte aproximava das pessoas comuns, dos objetos utilizados por todos. Era também uma critica ao abusivo consumo da época. Latas de sopa Campbells, garrafas de Coca-cola, historias em quadrinhos, astros pop serviram e servem até hoje como fontes de pesquisa e reprodução para a arte, para a decoração e em grande escala para o mundo da moda. Cores chapadas, vibrantes, sem volumetria são outras característica marcante do movimento e que se faz presente na Pop Art atual.


Uma nova tendência são as T-shirts diferenciadas sempre com um pouco de humor, crítica e referencias a pop art A camiseta acima é do blog delivery Chico Rei, que apropria-se da imagem do papa João Paulo II e faz uma analogia a Carmem Miranda com o uso das bananas e da frase “Yes, nos temos bananas”. Desse modo, Chico Rei também é pop.


Postado por: Ana Paula M.

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